
Eu tenho os meus amigos de Formula 1 com quem converso no X (o popular Twitter) como a minha amiga paraibana. Ela acompanha a Alpine por sua torcida por Esteban Ocon. Mas o time franco-britânico não está indo bem em seu processo de reestruturação supervisionado por Flavio Briatore. Agora, Jack Doohan foi chamado para o programa de F1 a pedido do chefe de equipe Oliver Oaks para a temporada 2025.
Minha amiga paraibana torce por dias melhores tanto em Enstone quanto em Viry onde se fabrica os motores franceses que são enviados para a sede britânica da equipe francesa. Doohan era piloto da academia da Red Bull. Pois bem, ele foi para a Alpine em 2022. Mas a equipe não queria perder mais um australiano assim como perdeu Oscar Piastri na confusão de dois anos atrás após Fernando Alonso decidiu ir para a Aston Martin.
Ocon irá para a Haas após as confusões relacionadas ao seu péssimo relacionamento com Pierre Gasly. Os franceses precisam melhorar o motor para 2026. Briatore defende a tese de comprar os motores da Mercedes como uma forma de melhorar a construção do novo sistema para 2030. Mas isso é um ataque a pátria onde a Renault criou o primeiro motor turbo da história em 1977 que rendeu o apelido de chaleira amarela pela imprensa britânica.
Construir um novo motor e arrumar a casa tem sido um pepino para Oaks e Briatore…e espero que Doohan não sofra com essa dupla do barulho..